“Eu quero que isso nunca acabe!”

Imagem colorida em ambiente fechado, um ginásio de esportes. A imagem mostra um pedaço da arquibancada, em que torcedores vibram com um jogo.
Torcida vibra na final do Vôlei Feminino, no ginásio do Campus Umuarama

“Unidos no esporte e na educação”. O lema da oitava edição dos Jogos do Instituto Federal do Paraná, os JIFPR, expressam muito do que realmente são os Jogos na vida da instituição e dos estudantes-atletas que participam. Mais do que competição, os JIFPR estimulam a convivência, a colaboração, o respeito, a promoção do bem-estar físico e mental, a persistência na busca de objetivos individuais e coletivos. Nas conversas com os estudantes e professores nos locais de prova, diferentes palavras com o significado de “amizade”, “foco”, “garra” e “saúde” foram ouvidas. Palavras como “sensacional” e “maravilhoso” também foram usadas para descrever o evento.

Nos três dias de competição, foram disputadas oito modalidades: Atletismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Vôlei de Praia, Handebol, Basquete, Vôlei e Futsal. Mais de 700 estudantes dos 25 campi do IFPR vieram ao evento.

A psicóloga Mônia Azevedo, que acompanhou a delegação de Goioerê nos JIFPR 2018, se diz muito feliz com os resultados alcançados. O time feminino de Handebol saiu invicto do evento. Ela relata que é a primeira vez que as estudantes que formam o time participam dos JIFPR e que vieram fortes para vencer a disputa. “Elas jogaram com muita garra e toda a instituição está com muito orgulho de nossas atletas”, comenta. Goioerê também veio aos Jogos com times de Futsal masculino, handebol feminino e tênis de mesa.

A psicóloga Mônia Azevedo, de Goioerê

No entanto, mesmo quando o treinamento de muitos meses ou até mesmo de anos não é recompensado com uma medalha, a participação se mostra positiva. O estudante Sandro Proença Júnior, do curso Técnico em Administração do Campus Pinhais, representou o campus na modalidade de Futsal. O time não conquistou uma classificação na modalidade, mas leva para casa a agradável sensação de ter vivenciado e feito parte de um momento único.

“A gente acabou não tendo um desempenho tão bom, mas mesmo assim fomos uma equipe que lutou, se esforçou muito, porque a gente ficou encantado, com esses jogos, com tudo, com a quantidade de partidas, de modalidades, tudo foi muito, muito legal mesmo! Quero de coração que isso nunca acabe. Em outros colégios em que eu passei, nunca tinha visto algo tão grande, tão bom e que influenciasse tão positivamente as pessoas”.

Alguém ainda duvida que os JIFPR 2018 serão levados com muito carinho nas lembranças e nos corações dos nossos atletas?