Jogos do IFPR 2018 reúnem 700 estudantes-atletas em Umuarama

Cerca de 700 estudantes-atletas dos 25 campi do IFPR estarão reunidos em Umuarama (PR), entre os dias 05 e 08 de novembro, para as competições esportivas da 8ª edição dos Jogos do Instituto Federal do Paraná , “Unidos no Esporte e na Educação” (JIFPR 2018).

A cerimônia de abertura do evento acontece na segunda-feira (05), às 20h, no Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa (Avenida Parigot de Sousa, nº 2880, Umuarama – PR). As delegações participarão de um desfile, que apresentará os atletas participantes desta edição dos jogos.

Nos JIFPR 2018 serão disputadas 8 modalidades esportivas, em categorias masculinas e femininas. São elas: xadrez, vôlei de quadra, vôlei de praia, tênis de mesa, basquete, handebol, atletismo e futsal.

Arte alusiva a oitava edição dos Jogos do IFPR com destaque para torcida e que tem coruja como mascote
Jogos do IFPR começam hoje em Umuarama

De acordo com a diretora de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Paraná, Marilisi Fischer, o JIFPR é promovido pela Pró-Reitoria de Ensino do IFPR, através da sua Diretoria de Assuntos Estudantis, em estreita articulação com os campi do Instituto. “Os Jogos do IFPR tem sua história alicerçada pelos professores de educação física, que continuamente estão trabalhando para o desenvolvimento do espírito esportivo, educativo e social, com o objetivo de congregar forças na formação integral de nossos estudantes”.

Marilisi destaca que os Jogos preconizam o reconhecimento e a importância da dimensão educacional do esporte não somente como atividade competitiva, mas também de integração e inclusão entre suas unidades e estudantes, valorizando o ensino da educação física, trazendo à tona os valores olímpicos da amizade e do respeito.

“A cada participação de nossos estudantes-atletas constatamos significativa evolução técnica, o que pode ser constatado pelos resultados apresentados nas oficinas, JIFPR, JIFSul e JIFNacional. Também o número de campus participantes no JIFPR vem aumentando. No JIFPR 2018, participarão os 25campi, com aproximadamente 700 estudantes e 80 servidores,” informa a diretora.

Na 8ª edição do JIFPR, serão celebrados os “Dez Anos da Rede de Educação Profissional e Tecnológica”, cujos destaques são a história do Instituto Federal do Paraná e o seu compromisso com a Educação e o desenvolvimento do país.

Segundo o coordenador de ações esportivas do IFPR, André Santos Cancella, os JIFPR são um momento de congraçamento, de comemoração e de união entre os 25 campi do IFPR.

“Os jogos do IFPR não têm um caráter competitivo, mas sim de confraternização. Justamente por isso acontecem após os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSUL) e Jogos dos Institutos Federais (JIF), já que não têm a intenção de servir como preparação para estes. Trata-se de um momento de envolvimento e celebração de toda a comunidade acadêmica do Instituto”, destacou Cancella.

Credenciamento

O credenciamento dos atletas será feito na segunda-feira (05), das 14h às 17h, na sede da Unipar, onde ficará a comissão organizadora. A tabela com os horários dos jogos, além do regulamento das modalidades esportivas, estará disponível em breve na página dos JIFPR.

Jogos do Instituto Federal do Paraná
Data de abertura: 05 de novembro
Local da abertura: Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa
Endereço: Avenida Parigot de Sousa, nº 2880, Umuarama – PR.