Professores de Educação Física avaliam JIFPR 2018

Dentre os 80 servidores que atuam na organização da oitava edição dos Jogos do IFPR 2018, tomando as providências necessárias para a realização do evento ou assistência aos atletas dos 25 campi, estão os professores de Educação Física de várias unidades do Instituto Federal do Paraná, que realizam o treinamento e acompanhamento dos estudantes atletas.

Atuação coletiva dos professores de Educação Física do IFPR foi essencial para desempenho dos estudantes atletas

O professor Cristiano Schebeleski, do Campus Astorga, elogiou a organização e o andamento dos Jogos do IFPR e comentou que os contratempos, esperados diante do tamanho de um evento como o JIFPR, foram superados com tranquilidade. “O envolvimento dos estudantes é total. Isso pode ser observado nas provas de Atletismo: debaixo de um sol escaldante e todos os atletas desenvolvendo tudo o que podiam, como na prova do revezamento 4 X100 do masculino. Vimos que todos estavam se doando ao máximo. Vemos um crescimento em relação ao evento realizado em 2016. Em todas as modalidades o nível subiu e os resultados estão melhorando, o que vai se refletir nas outras competições de que participamos, como JIFSul e JIF Nacional”.

Professor Cristiano, do Campus Astorga, elogia organização dos JIFPR 2018.

Cristiano atribui a melhoria do nível das competições a atuação conjunta dos professores de Educação Física do IFPR. “Só com o conjunto de professores, oferecendo a contribuição em suas respectivas áreas, geramos esse salto quantitativo imenso. Houve uma melhor articulação nas conversas, até mesmo para organizar as seletivas e montar as equipes que disputaram as outras competições, e também na tarefa da promoção do esporte em todos os campi, para que a gente atinja não apenas aquelas pessoas com perfil para a competição, mas todas as pessoas, que levem o esporte para a vida toda, para maior qualidade de vida”.

A avaliação do professor Diogo Foschiera, do Campus Palmas, também foi positiva. “De uma maneira geral, o nível técnico vem subindo e estamos fechando o ano com o JIFPR com uma sensação muito positiva, no sentido do desenvolvimento técnico do handebol e também de outras modalidades”.

A avaliação também é positiva em relação ao trabalho realizado com sua delegação e demais estudantes atletas do Campus Palmas. “No Campus, estamos muito satisfeitos com o resultados. Dentro do nosso planejamento e da expectativa que colocamos, no treinamento realizado tanto no voleibol, handebol, quanto atletismo”.

Professor Diogo, do Campus Palmas, avalia JIFPR 2018

Sobre o JIFPR 2018, Foschiera destaca o fairplay que os atletas do IFPR apresentaram ao longo das provas e do evento como um todo. “A participação de todas as delegações nesse evento está demonstrando o diferencial do Instituto Federal do Paraná, porque observamos muito hoje no esporte a rivalidade negativa, a ‘descompetição’, e aqui, quem está acompanhando os jogos está percebendo que durante o jogo a disputa é acirrada, o ambiente entre rivais é ríspido, a arquibancada joga junto com o time, a torcida está em cima. Quando o jogo termina, as duas equipes saem abraçadas. As delegações vão almoçar juntas, dividem o ônibus e os hotéis onde se hospedam. Não há como não ficar feliz, porque a competição está em um bom nível, observamos a evolução em relação a outros anos, a organização está sendo feita: acordar, deslocar com o ônibus, a delegação almoça no horário, temos condições de trabalhar e nossos alunos, além do aspecto técnico, estão aqui vivenciando a experiência do contato com outras pessoas, da integração entre os campi, criando uma identidade de Instituto Federal do Paraná”.

Para melhorias, Foschiera sugere a ampliação no número de dias dos Jogos, assim como a participação de um maior número de estudantes. “É um evento gigante, são 700 atletas. Não é pouca gente jogando. Mas o desafio sempre é ampliar a participação”.