Primeiro dia de competições do JIFPR foi marcado por provas de atletismo

A prova esportiva mais antiga foi o destaque no primeiro dia de competições (06/11) do JIFPR, que, em 2018, está sendo sediado pelo Campus Umuarama. As provas foram realizadas no Estádio Municipal Lúcio Pipino.

Largada na prova de revezamento 4X100 no JIFPR 2018
Largada na prova de revezamento 4 X 100 no JIFPR 2018

Com uma sensação térmica de aproximadamente 30 graus Celsius ao longo do dia, foram disputadas provas de corrida nos 100m (masculino e feminino), 5 mil metros (masculino), 3 mil metros (feminino), 400 metros (masculino e feminino), 800 m (masculino e feminino) e revezamento 4 X 100 (masculino e feminino),  além de lançamento de disco (masculino e feminino), salto em altura (masculino e feminino), salto triplo (masculino e feminino), arremesso de peso (masculino e feminino), salto em distância (masculino e feminino) e lançamento de dardo (masculino e feminino).

A atleta Mariana Viana, do curso técnico de Informática do Campus Avançado Astorga, foi a primeira colocada no salto em distância feminino. Sobre seu desempenho, a estudante comentou que o resultado superou suas expectativas, pois sua prova de ponta é a corrida de 100 metros. Porém, a atleta passou mal após disputar outra prova e não conseguiu correr a esperada final dos 100. Portanto, a vitória no salto, veio como uma sensação de alívio. “Cada ano o evento melhora cada vez mais”, ressalta.

Atletas medalhistas em salto em distância

As duas outras atletas medalhistas em salto em distância foram Jeicieli Porsch e Amanda Ledur, respectivamente dos cursos de Cooperativismo e Informática do Campus Capanema. Para Jeicieli, esporte e estudo tem tudo a ver. “O esporte nos ensina determinação, a correr atrás. Ele nos desafia, apresenta objetivos e nos faz pensar onde queremos chegar”. Já Amanda, que sempre treinou atletismo por conta própria, relata que recebeu um incentivo a mais com a motivação vinda do IFPR, pois foi o ingresso na instituição que permitiu que participasse de uma competição pela primeira vez. “Atletismo é um esporte que eu sempre admirei, achei legal e tanto me interessava que treinava por conta própria. É muito bom ter vindo para competir em Umuarama. É minha primeira vez no JIFPR e está sendo uma ótima experiência”.

O atleta Tiago André Socher, do curso técnico em Alimentos, do Campus Colombo, medalhista de ouro no salto em altura, já vem colecionando vitórias na modalidade. Foi vice campeão brasileiro (Campeonato Brasileiro Sub-18) e nos Jogos Escolares, e também terceiro colocado no JIF-Nacional 2018.  Ele pratica o esporte desde 2016 e está focado em treinar cada vez mais para conseguir melhores resultados. A dedicação ao esporte é um fator considerado positivo pelo estudante quando se trata de desempenho em sala de aula. “O esporte te ajuda a ter disciplina. Quando você faz qualquer esporte, você sempre tem uma disciplina maior. Você precisa obedecer seu técnico, fazer as coisas certas pelo seu treinamento”.

Tiago Socher é destaque nacional em salto em altura

O árbitro Jossemar Silvestre de Lima, que acompanhou as provas de atletismo do JIFPR 2018, comentou que provas como arremesso de disco e peso, demonstraram um excelente padrão competitivo dos atletas, com índices fortes, em nível estadual. “Alguns atletas disputaram e ganharam várias provas. No revezamento 4 X 100 masculino teve uma prova excelente – foi muito junto o primeiro e o segundo colocado, e vimos também muita superação de atletas fundistas, corredores de provas longas, difíceis e de resistência e demonstraram muita força de vontade”.

Atletas da prova de revezamento, a mais disputada do dia de provas de atletismo.

No final da prova de revezamento, uma queda assustou todos os que acompanhavam a disputa. Um dos atletas, que protagonizou um dos momentos mais competitivos das provas de atletismo, perdeu o equilíbrio e caiu na linha de chegada. A superação do atleta Tiago, da delegação de Ivaiporã, foi registrada pelo fotógrafo do JIFPR 2018, Mateus Moreira.

Atleta de Ivaiporã demonstra superação e vontade de vencer a prova de revezamento